A interpretação correta e saudável da Bíblia Sagrada depende de diversos fatores importantes, dentre eles podemos destacar o conhecimento da geografia bíblica. O conhecimento da terra onde ocorreu a maioria dos fatos bíblicos se torna muito importante e imprescindível, uma vez que temos registrado na bíblia a maioria dos acontecimentos bíblicos exatamente na terra da Palestina.
Para compreendermos com mais profundidade as Escrituras Sagradas, se faz necessário que o intérprete da Bíblia tenha o conhecimento dos lugares onde viveram os principais personagens bíblicos, onde ocorreu a maioria dos fatos narrados nas Escrituras, principalmente na época do Antigo Testamento que foram proferidas a maioria das profecias, onde surgiram e se desenvolveram as principais civilizações, impérios e monarquias, inclusive a nação e o Reino de Israel.
É necessário começar com uma visão ampla de todo o mundo bíblico, para depois sim conhecer as características físicas, humanas, econômicas, entre outras, da própria Palestina, chamada de Terra da Promessa, antiga Canaã e atual Estado de Israel. As terras bíblicas não se limitam ao relevo topográfico e aos nomes de lugares, casualmente com ecos longínquos de tempos passados. As terras correspondem também aos restos físicos, às relíquias arqueológicas da presença dos homens que nela habitaram: ruínas das cidades antigas, com suas muralhas e suas casas, túmulos e restos de utensílios domésticos. Devido às descobertas arqueológicas, podemos obter conhecimentos incríveis das línguas originais dos antigos habitantes, sua história, costumes, cultura e cidades, algumas desaparecidas e outras, reconstruídas, umas sobre as outras.
A geográfica bíblica tem papel fundamental porque ajuda remontar o período histórico que ocorreram os fatos que conhecemos através do relato bíblico. A localização geográfica da Palestina era um dos fatores principais para que desde épocas remotas os antigos povos povoassem e os antigos impérios a disputassem aquela região onde futuramente haveria de nascer o Salvador do mundo, o Senhor Jesus Cristo. Na Palestina, Jesus percorreu diversas cidades proclamando o Seu Evangelho, curando os enfermos, libertando os cativos do diabo e consolando os corações quebrantados.
Nenhuma outra parte do mundo presenciou algo tão tremendo quanto o ministério terreno de Jesus; e foi na Palestina que o Filho de Deus morreu por nossos pecados. Foi ali também que a Igreja nasceu. Portanto, este é um lugar que tem muita importância na história da redenção. Assim, devemos conhecer este lugar extraordinário para que a interpretação e o estudo das Sagradas Escrituras tenham mais significado e verdadeiro sentido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário